Água do rio Paraguaçu passa a abastecer cidades do Sudoeste da Bahia
Novo sistema da Embasa garante abastecimento regular para cinco municípios e um distrito no semiárido

A água tratada captada no rio Paraguaçu passou a abastecer, neste mês, as sedes de Planaltino, Maracás, Lajedo do Tabocal e Itiruçu, além do distrito de Entroncamento, em Jaguaquara. Os municípios estão localizados no território semiárido da região Sudoeste da Bahia.
O abastecimento é resultado da conclusão do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Paraguaçu-Planaltino, implantado pela Embasa. A infraestrutura capta água em Marcionílio Souza e transporta o recurso por cerca de 30 quilômetros até a estação de tratamento em Planaltino.
Após o tratamento, a água segue por mais de 90 quilômetros de adutoras até os municípios atendidos. O investimento no sistema foi de R$ 179 milhões, com recursos próprios da Embasa e financiamentos obtidos no mercado financeiro.
De acordo com a empresa, o novo sistema substitui antigos poços e mananciais superficiais que apresentavam vazão insuficiente e sofreram com a crise hídrica ao longo dos anos. Atualmente, a estrutura atende cerca de 24 mil domicílios, com capacidade para novas ligações.
Estrutura do sistema
O SIAA Paraguaçu-Planaltino inclui captação flutuante no rio Paraguaçu, adutora de água bruta com 29,7 quilômetros, quatro estações de bombeamento, estação de tratamento de água em Planaltino e adutora de água tratada com 92,8 quilômetros de extensão.
A primeira etapa do sistema atende os municípios de Maracás, Planaltino, Lajedo do Tabocal, Itiruçu e o distrito de Entroncamento de Jaguaquara, além de localidades rurais incluídas na área de cobertura.




Comentários: