Analfabetismo funcional atinge 29% da população entre 15 e 64 anos no Brasil

Índice permanece estagnado desde 2018; entre os jovens, houve aumento após a pandemia, revela Inaf

Brasil
Analfabetismo funcional atinge 29% da população entre 15 e 64 anos no Brasil

Três em cada dez brasileiros entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais — ou seja, não conseguem interpretar frases simples nem reconhecer números. Os dados são do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado nesta segunda-feira (5), com base em pesquisa aplicada entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. O índice se mantém em 29%, o mesmo registrado em 2018.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o percentual subiu de 14% para 16%. Especialistas atribuem o aumento aos efeitos da pandemia, que comprometeu o acesso à educação. O levantamento aponta ainda que 36% da população está no nível elementar de alfabetismo e apenas 10% atinge o nível mais alto, o proficiente.

Mesmo entre trabalhadores, 27% são analfabetos funcionais. O problema também afeta pessoas com ensino superior: 12% desse grupo estão nesse nível.

As desigualdades raciais também são marcantes: entre brancos, 28% são analfabetos funcionais; entre negros, 30%; já entre indígenas e amarelos, o número sobe para 47%.

O estudo foi coordenado pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social, com participação de 2.554 pessoas em todas as regiões do país. A edição de 2024 contou com apoio da Fundação Itaú, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Unesco e Unicef.

Especialistas alertam para a urgência de políticas públicas mais abrangentes. “Sem educação de qualidade e ações que enfrentem desigualdades, esses números tendem a se manter”, destaca Esmeralda Macana, do Observatório Fundação Itaú.

📌 Fonte: Agência Brasil

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.