Bahia abre Temporada França-Brasil 2025
Evento no MAM-BA marca os 200 anos de relações entre os países e reforça intercâmbio cultural, econômico e educacional

A Temporada França-Brasil 2025 foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (28), em Salvador. O evento, realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
O governador Jerônimo Rodrigues e o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, participaram da cerimônia. Ambos destacaram a importância do intercâmbio cultural, econômico e educacional entre Bahia e França.
“Nós nos preparamos para manter um bom diálogo na economia, na inovação tecnológica, na cultura e no turismo. A França é uma grande parceira da Bahia”, afirmou o governador.
“É um sonho realizar esse evento preparatório para o fórum de novembro. Esses projetos conjuntos reforçam a força e a importância do estado”, destacou o embaixador Emmanuel Lenain.
Durante o evento, foi aberta a exposição do artista beninense radicado na França, Roméo Mivekannin, que apresenta uma leitura contemporânea sobre história, memória e identidade. A mostra encantou os visitantes, como o casal Alberto Vasconcelos e Kika Teixeira.
“É impagável ver a cultura africana dialogando com a francesa e a baiana. As telas são maravilhosas. Todo mundo deveria visitar”, afirmou Alberto.
Bahia em destaque no cenário cultural internacional
A abertura da temporada reforça o papel da Bahia como referência artística no Brasil e no mundo. Para o secretário da Cultura, Bruno Monteiro, o evento reconhece a força da produção cultural baiana.
“A programação fortalece os intercâmbios culturais e políticos. Abre portas e amplia nosso conhecimento sobre a história e os nossos destinos”, destacou Bruno.
A Temporada França-Brasil 2025 também impulsiona o turismo cultural. Espaços como o Museu de Arte da Bahia (MAB) e o MAC_BAHIA passam a integrar a programação a partir desta sexta-feira (29), com atividades que unem Brasil, França e África.
Segundo o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, a conexão com a França é estratégica.
“A França opera o nosso aeroporto, participa da hotelaria e administra o centro de convenções. Temos ligação direta com Paris, um hub para mais de 180 destinos internacionais”, ressaltou Bacelar.
Programação segue até novembro com novas atividades
Até novembro, a Bahia receberá exposições, lançamentos de livros, intercâmbios educacionais e eventos culturais. O diretor-geral do IPAC, Marcelo Lemos, reforçou o compromisso com a agenda.
“Vamos celebrar com diversas ações até novembro. A temporada valoriza nossa cultura e a irmandade entre os países”, afirmou Lemos.
Um dos destaques será o intercâmbio educacional: 100 jovens baianos viajarão para a França, enquanto 100 franceses virão à Bahia. Além disso, o governador e secretários discutiram com a comitiva francesa temas estratégicos como educação, meio ambiente, turismo, cultura e atração de empresas.
Comentários: