Bahia cria mais de 88 mil empregos formais até agosto de 2025
Setor de Serviços lidera geração de vagas, seguido pela Indústria e Construção; crescimento é considerado equilibrado e sustentável pelo governo estadual

Entre janeiro e agosto de 2025, a Bahia criou 88.679 novos postos de trabalho formal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Todos os grandes grupamentos econômicos apresentaram saldo positivo no período.
O destaque foi o setor de Serviços, responsável por 44.785 novas vagas, seguido pela Indústria geral (+17.962 vínculos), Construção (+11.773 empregos), Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+8.280 empregos) e Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+5.883 vagas).
Crescimento equilibrado
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos, destacou que o resultado confirma o bom momento da economia estadual.
“Os números confirmam a trajetória positiva que a Bahia vem trilhando. Tivemos saldo positivo em todos os setores da economia — da agropecuária à indústria — o que evidencia um crescimento equilibrado e sustentável”, afirmou.
Qualificação profissional
Além da geração de empregos, o governo estadual aposta na formação de mão de obra qualificada. Até o fim de 2026, mais de 17 mil baianos serão beneficiados com cursos de qualificação do Programa Qualifica Bahia – Manuel Querino, desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho.
Os cursos são definidos conforme as demandas do setor produtivo, com base em estudos do Observatório do Trabalho, mantido pela Setre em parceria com o Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese).




Comentários: