Bahia decreta luto oficial de três dias pela morte de Mãe Carmen do Gantois
Governador Jerônimo Rodrigues destaca legado da ialorixá e importância do Terreiro do Gantois para as religiões de matriz africana

Em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), publicada nesta sexta-feira (26), o governador Jerônimo Rodrigues decretou luto oficial de três dias pela morte de Mãe Carmen do Gantois.
A ialorixá, líder do tradicional Terreiro do Gantois, em Salvador, morreu aos 98 anos, nas primeiras horas do dia, após período de internação para tratar uma forte gripe.
Mãe Carmen, nome religioso de Carmen Oliveira da Silva, era a filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, uma das maiores referências do candomblé no Brasil.
Nas redes sociais, o governador lamentou a perda e manifestou solidariedade aos familiares, amigos, filhas e filhos de santo, além de toda a comunidade religiosa.
Segundo Jerônimo, a atuação de Mãe Carmen no comando do Terreiro do Gantois foi fundamental para o fortalecimento das religiões de matriz africana na Bahia.
O Terreiro do Gantois é reconhecido como um dos mais tradicionais e respeitados do estado, com forte relevância histórica, cultural e religiosa.




Comentários: