Bahia disputa segunda etapa das Paralimpíadas Escolares
Delegação tem 17 atletas e já soma 13 medalhas na competição nacional

Com mais de mil estudantes de todo o país, São Paulo sedia a segunda etapa das Paralimpíadas Escolares 2025. A Bahia participa com 17 atletas nas provas de tênis de mesa, bocha e badminton até sexta-feira (28). A etapa reúne ainda disputas de natação, voleibol sentado, judô e futebol PC. Todas as provas ocorrem no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, administrado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte.
Bahia inicia etapa final após campanha histórica
No último sábado (22), o primeiro grupo desembarcou em Salvador com 13 medalhas. O destaque veio do atletismo, que garantiu 12 pódios: cinco ouros, seis pratas e um bronze. Foi o melhor desempenho da Bahia na história das Paralimpíadas Escolares.
Estreante, Tiago Reis, 14 anos, descreveu a experiência como libertadora. Para ele, o ambiente acolhedor reforça pertencimento e motivação para seguir no esporte. “Ano que vem quero voltar”, disse emocionado.
Kethiley Emanuely, 11 anos, de Remanso, brilhou com três ouros nas provas de 100m, 60m e 200m. A atleta destacou a alegria de representar seu estado e já planeja retornar em 2026.
O mais experiente da equipe de atletismo, Davy de Jesus, 13 anos, participou pela quarta vez da competição. Ele avaliou esta edição como a melhor. O jovem colecionou uma medalha de ouro e duas de prata em suas provas.
Estrutura e apoio estadual
A delegação baiana reúne mais de 40 pessoas nas duas etapas. A equipe é chefiada pelo professor Wilson Brito, responsável pelo Centro de Referência Paralímpico da Bahia. As passagens aéreas e uniformes são fornecidos pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, via Sudesb.
Medalhas da Bahia na primeira etapa
Atletismo:
- Kethiley Emanuely (Remanso): 3 ouros (100m, 60m e 200m)
- Kaylana Santana (Jequié): 1 ouro e 2 pratas (100m e 60m)
- Davy de Jesus (Salvador): 1 ouro (pelota) e 2 pratas (100m e 60m)
- Samuel Almeida (Juazeiro): 1 prata (salto em distância) e 1 bronze (peso)
- Davi Lucas Barboza (Jequié): 1 prata (pelota)
Goalball:
- Tiago Reis (Jequié), Rafael Bitencourt (Salvador) e João Gabriel dos Santos (Salvador): 1 bronze


Comentários: