Bahia entrega primeira CNH do Brasil emitida no estado
Documento inaugura novo modelo nacional e amplia acesso à habilitação com processo digital e custos reduzidos

A Bahia entregou, nesta segunda-feira (2), a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil emitida no estado dentro do novo modelo nacional. A entrega ocorreu na sede do Detran-BA, em Salvador, marcando o início da implantação do programa CNH do Brasil.
O documento foi concedido ao soldador André Ricardo, habilitado nas categorias A e B. Ele concluiu todo o processo em cerca de 15 dias, utilizando o sistema digital do programa, que permite maior agilidade e redução de custos.
André relatou que iniciou o procedimento de forma online durante férias na Bahia. Segundo ele, a facilidade do trâmite permitiu economizar tempo e recursos, além de ampliar oportunidades profissionais.
Durante o evento, o Detran-BA assinou portaria que fixa em R$ 180 o valor dos exames médico e psicológico, além do laudo. Com a medida, a Bahia passa a cumprir integralmente os critérios definidos pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Max Passos, a partir desta terça-feira (3) o processo estará totalmente integrado. O candidato poderá agendar aulas teóricas pelo aplicativo da CNH do Brasil e realizar exames com valores reduzidos.
O novo modelo permite aulas teóricas à distância, atuação de instrutores autônomos e integração com programas estaduais de incentivo à primeira habilitação. Entre eles, estão as iniciativas de CNH Social, voltadas a pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico.
O sistema também autoriza o uso de veículos com câmbio automático na prova prática, facilitando o acesso ao exame. Todo o processo pode ser iniciado pelo aplicativo CNH do Brasil ou pelo site oficial do Ministério dos Transportes.
O conteúdo teórico é disponibilizado gratuitamente em formato online, permitindo que o candidato estude no próprio ritmo e sem deslocamentos. A proposta é simplificar etapas e reduzir a burocracia no acesso à habilitação.




Comentários: