Bahia pela Paz tem avanços apresentados em reunião com representantes dos três poderes
Com redução nos índices de violência, governo detalha ações de prevenção e amplia atuação dos coletivos em regiões vulneráveis

Foto: Thuane Maria/GOVBA
A 9ª reunião do Comitê de Governança do Programa Bahia pela Paz foi realizada nesta terça-feira (6), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, reunindo representantes dos três poderes e de diversas secretarias estaduais. O encontro, coordenado pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, avaliou os resultados obtidos até agora e alinhou as próximas etapas de implementação.
Segundo dados apresentados, o programa já promoveu 87 visitas técnicas e 264 atendimentos comunitários em Salvador e Feira de Santana, além da inauguração de seis Coletivos Bahia pela Paz, iniciativa que atua diretamente com juventudes em territórios vulneráveis. A previsão é implantar 24 coletivos em nove municípios.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as ações integradas já contribuíram para a redução de 10,2% nos crimes letais intencionais e de 9,2% nas mortes violentas em comparação a 2024. As câmeras de reconhecimento facial possibilitaram 837 prisões em 2025, sendo 244 apenas em abril.
Também foram destacados os projetos Liberdade Procurada, da Defensoria Pública, e o Plano Pena Justa, do CNJ, voltados à garantia de direitos e à reestruturação do sistema prisional.
Participaram do encontro autoridades como a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos, o desembargador Geder Gomes, a defensora pública geral Camila Canário e secretários estaduais das áreas de saúde, educação, comunicação e segurança.
Comentários: