Baiana Lizian Simões é vice-campeã mundial júnior de Águas Abertas
Atleta de 18 anos garante segundo lugar no ranking mundial e encerra temporada com destaque nas quatro etapas do circuito

A nadadora baiana Lizian Simões, de apenas 18 anos, conquistou o título de vice-campeã mundial no ranking júnior da Copa do Mundo de Águas Abertas 2025. O feito foi confirmado na última etapa do circuito, disputada nesta sexta-feira (10), no Golfo de Aranci, na Itália.
Integrante da Seleção Brasileira de Águas Abertas, Lizian completou os 10 km da prova final e garantiu o segundo lugar no ranking mundial da categoria, somando 1.600 pontos. O ótimo desempenho também a colocou na 24ª posição no ranking absoluto, que reúne atletas de todas as idades.
Desempenho consistente em todas as etapas
A baiana teve uma temporada marcada pela regularidade. Em todas as quatro etapas do circuito mundial, terminou entre os dez primeiros lugares.
Em Somabay (Egito), conquistou o 5º lugar; em Ibiza (Espanha), ficou em 9º; em Setúbal (Portugal), alcançou a 4ª colocação; e, na final na Itália, fechou em 8º lugar.
O conjunto de resultados consagrou Lizian como um dos principais nomes da nova geração da natação brasileira em águas abertas.
Apoio e incentivo ao esporte
Lizian conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio do programa FazAtleta, e teve as passagens aéreas para as competições internacionais cedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Comentários: