Baianos brilham no surfe e bodyboarding em competições mundiais
Dijackson Santos é vice-campeão mundial de parasurf e Uri Valadão conquista o bicampeonato no bodyboarding

O surfista Dijackson Santos, conhecido como Gato de Botas, conquistou o vice-campeonato do ISA World Parasurfing Championship 2025, disputado em Oceanside, Califórnia (EUA).
Atleta do Bolsa Esporte da Praia do Norte, em Ilhéus, Dijackson perdeu o título por apenas um centésimo de diferença para o galês Llywelyn Williams, na categoria men’s kneel.
O resultado colocou o Brasil na terceira posição geral, atrás de França e Estados Unidos, marcando um dos maiores feitos da carreira do baiano.
A viagem contou com apoio da Sudesb, vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que forneceu as passagens aéreas.
Segundo Marcelo Barros, presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), Dijackson confirmou o potencial que já havia mostrado em 2023, quando foi campeão brasileiro de parasurf em Cabedelo (PB).
“Ele chegou à final de forma arrasadora e perdeu por um décimo. Agora retorna ao Brasil focado no próximo circuito e mundial de 2026”, destacou Barros.
Marcelo também ressaltou o trabalho conjunto da FBSurf e Sudesb como essencial para o avanço do parasurf na Bahia.
Uri Valadão é bicampeão mundial de bodyboarding
O baiano Uri Valadão, de Salvador, conquistou o bicampeonato mundial de bodyboarding no IBC World Tour 2025, realizado nas Ilhas Canárias, Espanha.
O título veio 17 anos após o primeiro, também nas Ilhas Canárias. Mesmo eliminado nas quartas, Uri garantiu o troféu com a queda do francês Pierre-Louis Costes nas semifinais.
“Foram 17 anos esperando esse momento. Voltar a vencer no mesmo lugar foi a realização de um sonho”, comemorou o atleta.
Com o bicampeonato, Uri se tornou o segundo maior campeão brasileiro da história, atrás apenas de Guilherme Tâmega.
Durante o circuito, brilhou em etapas no Marrocos, Chile, Rio de Janeiro, Portugal e Espanha, com apoio do Governo da Bahia via Sudesb, que investiu R$ 38 mil em passagens aéreas.
Novos talentos e conquistas locais
O também baiano Gabriel Braga encerrou o circuito mundial na 5ª colocação, com apoio do programa FazAtleta. Ele recebeu R$ 36 mil em passagens aéreas nas últimas duas temporadas.
No último domingo (9), Gabriel venceu a 1ª etapa do Circuito Baiano de Bodyboarding 2025, na Praia de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, durante o evento Vou na Praia, com apoio da Sudesb.
No remo, os jovens Ítalo e Gabriel, do Clube de Natação e Regatas São Salvador, conquistaram o 4º lugar na final A da categoria 2x Sub-17 no Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos, em Porto Alegre (RS).



Comentários: