Bibliotecas da Bahia seguem com programação do Novembro Negro
Exposições, palestras, festival de curtas e oficinas acontecem em Salvador e Itaparica até 28 de novembro.

Ainda dá tempo de conferir os eventos promovidos pela Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secult-BA. A programação do Sistema de Bibliotecas Públicas da Bahia, iniciada em 4 de novembro, segue com atividades em Salvador e Itaparica.
Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Salvador
A unidade segue com a Exposição “Odé Kaioyodê” e com a Semana Cultural Mãe Stella de Oxóssi, aberta em 17 de novembro. As atividades seguem no bairro dos Barris.
Biblioteca Anísio Teixeira – Salvador
No dia 19 de novembro, às 8h30, ocorre o IV Festival Curta Ypiranga. Treze curtas-metragens de estudantes do ensino fundamental e médio serão exibidos. As obras dialogam com a temática Leituras Negras, inspiradas em livros de Lázaro Ramos, Carolina Maria de Jesus, Ivanildo Gonçalves, Ana Maria Gonçalves e Conceição Evaristo.
Biblioteca Infantil Monteiro Lobato – Salvador
Também no dia 19, às 10h, haverá a palestra “Salvador e África – da Diáspora Africana à Revolta dos Malês”, com o professor João Geraldo. O encontro abordará a resistência dos negros escravizados e sua luta pela liberdade.
Biblioteca Juracy Magalhães Junior – Itaparica
A unidade promove, no dia 19, às 14h, a Mesa de Conversa: Diálogos Necessários – Lei 11.645/2008. Professores e representantes religiosos discutirão a aplicação da lei que torna obrigatório o ensino da história e da cultura negra nas escolas.
Biblioteca Pública Thales de Azevedo – Salvador
No dia 21 de novembro, às 10h30, será realizada a palestra Relatos de Vida e Superação, com a doutora em Educação Iolanda Carvalho de Oliveira. O encontro destacará histórias de luta, resiliência e conquistas.
Biblioteca Juracy Magalhães Junior – Salvador
No dia 27, às 15h, o Espaço Caramuru recebe o workshop “O que as palavras não contam?”, conduzido pela doutora Bruna Lessa. A atividade aborda letramentos, resistência feminina e o conceito de escrevivência, inspirado em Conceição Evaristo.
Encerramento do Novembro Negro – Itaparica
O encerramento ocorre no dia 28 de novembro, às 9h, com a entrega da 3ª edição da campanha “Cadê Minha Boneca Preta?”. A iniciativa distribui bonecas para crianças em vulnerabilidade social e reforça o combate ao racismo estrutural.
Todos os eventos têm entrada franca e são abertos ao público.




Comentários: