Brasil encerra Jogos Universitários com 16 medalhas
País conquista dois ouros, três pratas e sete bronzes em Reno-Ruhr 2025; basquete masculino fecha participação com vitória histórica sobre os EUA

Após 12 dias de disputas, o Brasil encerra os Jogos Mundiais Universitários 2025 com 16 medalhas. A competição foi realizada nas cidades alemãs de Reno e Ruhr.
A delegação brasileira conquistou dois ouros, três pratas e sete bronzes. Os últimos pódios vieram no penúltimo dia, com destaque para o judô, o salto triplo e o basquete masculino.
No judô, a equipe mista venceu o Cazaquistão por 4 a 2 e ficou com o bronze. A disputa foi realizada em Essen, no complexo Messe Essen.
Guilherme Oliveira garantiu a medalha com um ippon decisivo. “São marcas da nossa vitória. Lutamos até o fim”, afirmou o judoca após o combate.
No atletismo, João Pedro Silva ficou em terceiro lugar no salto triplo, com 16,35 metros. O ouro foi para o australiano Connor Murphy, com 16,77 metros.
A última medalha do Brasil foi o ouro no basquete masculino, com uma virada épica contra os Estados Unidos. O Brasil venceu por 94 a 88, na prorrogação.
Os americanos lideravam por 22 pontos no último quarto. Mas os brasileiros reagiram, empataram o jogo e dominaram na prorrogação.
Adyel Borges brilhou nos minutos finais. Já Reinan acertou a bola de três que levou o jogo ao tempo extra. Foi o ponto de virada do confronto.
“Somos brasileiros. Nunca desistimos. O jogo só acaba quando o cronômetro zera”, disse Reinan, camisa 9 da seleção universitária.
Com bom humor, o time brasileiro devolveu as provocações dos americanos. “Só existia um jeito deles nos vencerem: de jeito nenhum”, brincou Gabriel Campos.
Fonte: Agência Brasil
Comentários: