Brasil negocia evacuação de políticos em Israel
Itamaraty articula com a Jordânia uma rota terrestre para retirada das comitivas, após conflitos entre Israel e Irã.

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou neste sábado (14) com o chanceler da Jordânia, Ayman Safadi, para negociar uma rota de retirada de políticos brasileiros em Israel. As comitivas estão no país desde o início dos conflitos com o Irã.
Segundo o Itamaraty, o plano é realizar o deslocamento por terra até a fronteira com a Jordânia, assim que houver condições de segurança. O governo brasileiro já sabe da presença de duas delegações estaduais e municipais, convidadas por autoridades israelenses.
Com o espaço aéreo fechado em Israel, Iraque e Irã, o aeroporto internacional de Tel Aviv está inoperante. Por isso, a alternativa por terra tornou-se a única opção viável no momento.
O Ministério das Relações Exteriores também mantém diálogo com diplomatas israelenses. A embaixada do Brasil em Tel Aviv está em contato direto com as comitivas. O Itamaraty solicitou garantias de segurança para o retorno dos brasileiros ao país.
“O secretário de África e Oriente Médio pediu prioridade à retirada das delegações brasileiras, em conversa com a chancelaria israelense”, informou o ministério. Até agora, Israel recomenda que estrangeiros permaneçam abrigados.
Os políticos brasileiros estavam em Israel para uma feira de tecnologia e segurança. Durante os bombardeios, buscaram abrigo em bunkers subterrâneos.
Entre os presentes estão os prefeitos de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas). O presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou que acompanha o caso para garantir a segurança das autoridades.
Fonte: Agência Brasil
Comentários: