Câmara aprova urgência para projeto de anistia

Com 311 votos favoráveis, deputados aceleram tramitação do projeto que pode perdoar envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes em 2023.

Notícias
Câmara aprova urgência para projeto de anistia
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), o requerimento de urgência do Projeto de Lei 2162/2023, que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A votação terminou com 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções. O resultado foi comemorado por parlamentares que apoiam a proposta. Já os contrários gritaram palavras de ordem como “sem anistia” antes do encerramento.


O que muda com a urgência?

A aprovação do requerimento acelera a tramitação do projeto, dispensando etapas como a análise por comissões. Com isso, o texto pode ser votado diretamente no plenário a qualquer momento.


Presidente da Câmara fala em pacificação

A decisão de colocar o tema em pauta foi tomada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), após reunião com líderes partidários.

Após o resultado, Motta afirmou:

“O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito.”

Ele também prometeu indicar um relator nesta quinta-feira (18) para construir um texto substitutivo com apoio da maioria dos deputados.


O que diz o projeto?

O PL 2162/2023 é de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). O texto concede anistia “aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei.”

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro defendem que a anistia também o alcance. Na semana passada, Bolsonaro foi condenado pelo STF a mais de 27 anos de prisão por envolvimento nos atos golpistas.

Fonte: Agência Brasil

Confira as últimas notícias

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.