Caravana Bahia Sem Fogo inicia ações de prevenção em Morro do Chapéu
Município da Chapada Diamantina recebe, pela primeira vez, a iniciativa que visa reduzir focos de incêndios florestais na região

Foto: Matheus Lemos- Ascom/Sema
O município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, sediou nesta terça-feira (13) a abertura da nova etapa da Caravana Bahia Sem Fogo — iniciativa do Governo do Estado que promove ações educativas de prevenção aos incêndios florestais. Esta é a primeira vez que a cidade recebe o programa, que já está em seu segundo ano consecutivo de atuação itinerante.
A programação começou com reunião entre representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a gestão municipal, no Centro Cultural Judith Arlego. Durante o encontro, o coordenador da Sema, Pablo Rebelo, destacou a importância da prevenção, monitoramento e resposta aos incêndios, reforçando que o programa também atua na restauração ambiental e na redução das emissões de gases.
Ainda pela manhã, integrantes da caravana concederam entrevista à rádio Brilhante FM, convocando a população a colaborar com ações preventivas, como o manejo controlado do fogo. No período da tarde, alunos da Escola Municipalizada Yeda Barradas Carneiro participaram de palestra educativa.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Fredson Valois, agradeceu a iniciativa e colocou a pasta à disposição para apoiar as ações locais. A coordenadora regional do Inema, Simone Sodré, ressaltou a importância do diálogo direto com a população e o papel das crianças como multiplicadoras das ações educativas.
Também participaram da ação representantes da Defesa Civil, Polícia Ambiental (CIPPA), Corpo de Bombeiros, Prevfogo/Ibama e técnicos de órgãos estaduais e municipais.
A caravana segue nesta quarta (14) para Iraquara e, nos próximos dias, visitará outros municípios da região, como Palmeiras, Lençóis, Piatã e Rio de Contas, encerrando a etapa em Rio do Pires, no dia 24.
Criado em 2010 e coordenado pela Sema, o programa Bahia Sem Fogo reúne diversos órgãos estaduais e parceiros na prevenção, combate e fiscalização de queimadas em regiões com alto índice de incêndios, como a Chapada Diamantina e o Oeste Baiano.
Denúncias de queimadas ilegais podem ser feitas pelo 0800 071 1400 ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br. Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Comentários: