Carnaval 2025: Detran-BA inicia fiscalização de trios elétricos e veículos de apoio
Inspeções começam em 17 de fevereiro e seguem até o dia 28; processo será 100% digital

Garantir que o Carnaval de Salvador aconteça com segurança e organização é um trabalho multidisciplinar, que envolve diversas secretarias e órgãos, além de profissionais altamente capacitados. Como parte dessas ações, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) inicia, na próxima segunda-feira (17), a fiscalização dos trios elétricos e veículos de apoio que vão atuar na festa de 2025. O processo segue até o dia 28 de fevereiro e será totalmente digital este ano.
Com o tema “Os 40 anos do Axé Music”, a folia momesca acontece de 27 de fevereiro a 4 de março, reunindo milhares de foliões nos circuitos oficiais. Estima-se que cerca de 200 trios elétricos e veículos de apoio passem pela inspeção obrigatória antes de desfilarem.
Como será a vistoria?
A inspeção será realizada no Parque de Exposições de Salvador, das 8h às 17h, com cerca de 20 vistoriadores do Detran-BA atuando no local. O atendimento será feito tanto por agendamento prévio quanto por demanda espontânea.
Durante a vistoria, serão avaliados documentação do veículo e do condutor, dimensões estruturais e equipamentos obrigatórios. Após a aprovação, o Detran-BA emitirá um adesivo de ‘veículo vistoriado’, que deve ser fixado na carroceria e mantido visível durante o desfile.
Fiscalização nos circuitos e segurança viária
Além da vistoria antecipada, o Detran-BA atuará nos circuitos da festa com quatro postos de fiscalização. As ações incluem:
✔ Testes de alcoolemia para motoristas dos trios elétricos
✔ Blitze nas ruas da capital para verificar a regularidade de condutores de carros e motocicletas
✔ Fiscalização em parceria com a Polícia Militar (PM-BA) e a Secretaria de Segurança Pública para garantir a ordem no trânsito
Serviço: Fiscalização de trios elétricos e carros de apoio
📅 Período: 17 a 28 de fevereiro de 2025
📍 Local: Parque de Exposições de Salvador
⏰ Horário: 8h às 17h
Comentários: