Carnaval de Salvador entra no Guinness com recorde de reciclagem
Festa bate marca mundial ao recolher mais de 46 toneladas de latas em uma semana.

O Carnaval de Salvador entrou para o Guinness World Records nesta terça-feira (17) com a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo. O anúncio foi feito no circuito Osmar (Campo Grande).
A marca foi alcançada após a coleta de 46.130 quilos de latinhas entre quinta-feira (12) e domingo (15). A iniciativa envolveu cooperativas de catadores, a Prefeitura de Salvador, por meio da Limpurb, e o Grupo Solví, patrocinador da ação.
O volume supera em cinco vezes o recorde anterior, registrado em 2023 no Carnaval do Rio de Janeiro, quando foram recolhidas 8,8 toneladas durante os desfiles na Marquês de Sapucaí. A categoria reconhecida foi “maior quantidade de latas de alumínio coletadas em uma semana”.
Segundo o prefeito Bruno Reis, o resultado reflete a estrutura montada para a coleta seletiva durante a folia. Ele destacou que, em apenas um dia, Salvador chegou a recolher 6,5 toneladas de latas.
O gestor também lembrou que, em 2025, a capital baiana já havia sido reconhecida pelo Guinness como a cidade com o maior carnaval de trio elétrico do mundo.
A renda obtida com a reciclagem foi integralmente destinada aos catadores participantes. Ao todo, oito Centrais de Apoio ao Catador foram instaladas nos circuitos oficiais, funcionando como pontos de entrega, pesagem e armazenamento do material.
Após a triagem, as latinhas seguiram para a Estação de Transbordo do Grupo Solví, onde ocorreu a pesagem oficial. A empresa também conduziu os procedimentos técnicos exigidos para validação do recorde internacional.




Comentários: