CBF vai divulgar áudios até de lances sem revisão no VAR
Federação recebe aval da FIFA e se torna pioneira ao divulgar checagens mesmo sem revisão protocolar, reforçando compromisso com a integridade do futebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após consulta formal a FIFA sobre divulgação de áudios do VAR recebeu autorização para a entidade a divulgar publicamente áudios e vídeos de decisões arbitrárias mesmo em lances sem revisão protocolar, ou seja, quando o árbitro não consulta o monitor do VAR.
Com isso, a CBF se torna pioneira no mundo ao tornar públicos esses conteúdos, reforçando sua posição de destaque entre as federações nacionais.
Desde 2023, a entidade já publicava os áudios de todas as revisões formais. Agora, o conteúdo será ampliado e incluirá também lances relevantes em que não houve ida do árbitro à cabine.
Disponibilização em até 24 horas
Os áudios e vídeos desses lances serão divulgados em até 24 horas após o fim das partidas. Tudo seguirá diretrizes técnicas e operacionais acordadas com a FIFA.
Compromisso com mudanças estruturais
Para o presidente da CBF, Samir Xaud, a medida está alinhada com um plano mais amplo de modernização:
“Estamos atuando em problemas históricos. Já mudamos o calendário masculino e vamos divulgar o do feminino. Agora, ampliamos os áudios do VAR. Outras ações virão em breve”, declarou.
Consulta formal e aprovação da FIFA
Segundo Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem, o pedido à FIFA mostrou o impacto da transparência:
“Apresentar checagens de grande impacto, mesmo sem revisão, fortalece a integridade. A FIFA entendeu e autorizou”, afirmou.
Comentários: