Centro de Saúde Mental usa música para promover bem-estar dos usuários no Engenho Velho de Brotas
Escutar música é um momento de diversão para boa parte das pessoas. Pensando nisso, os profissionais do Centro de Saúde Mental (CSM) Aristides Novis, no Engenho Velho de Brotas, realizam o projeto “Música em Cartaz”. Na sexta-feira (13), a ação envolveu projeção de vídeo com letra e áudio das canções “É Preciso Saber Viver”, na versão do grupo Titãs, e “Clareou”, na voz de Diogo Nogueira.
A atividade é dedicada para a arte e sonoridade, utilizando a música como instrumento terapêutico junto aos usuários. Acompanhada na unidade desde 2022, a vendedora Leise Santos, de 42 anos, conta que participar do projeto é mais uma forma de cuidado.
“O projeto é maravilhoso e faz parte do tratamento, é mais que uma terapia, que um cuidado com a gente, e está me fazendo muito bem. Sou muito bem assistida aqui e me sinto muito melhor do que quando cheguei”, relata.
Com um ano de existência, o “Música em Cartaz” surgiu na campanha do Setembro Amarelo do ano passado, quando as psicólogas do CSM e criadoras do projeto, Patrícia Viana e Eneida Coutinho, tiveram a ideia de usar a ludicidade e leveza da música como forma complementar para o tratamento dos usuários. “A nossa intenção é promover a conexão e a valorização da vida usando as canções como ferramenta, para que as pessoas assistidas possam entender que existem vários momentos durante a vida e que elas não estão sozinhas”, conta Eneida.
O projeto acabou se tornando semanal, com temas definidos uma vez ao mês. “Buscamos trazer esse momento relaxante, terapêutico e de interação com os usuários em conjunto com a educação em saúde e outros temas relevantes, a exemplo do Outubro Rosa e também do Agosto Lilás”, destaca Patrícia.
Texto: Ascom/SMS
Comentários: