Cinema brasileiro brilha em Cannes: “O Agente Secreto” leva prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator
Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura são reconhecidos na 78ª edição do festival francês

Foto: Victor Jucá/Divulgação
O cinema brasileiro foi destaque na 78ª edição do Festival de Cannes, na França. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, conquistou dois dos principais prêmios: Melhor Direção e Melhor Ator.
A produção teve sua estreia mundial no festival em 18 de maio e foi aplaudida por mais de 10 minutos pela plateia. Embora fosse um dos favoritos à Palma de Ouro, o principal prêmio da mostra foi para Um Simples Acidente, do cineasta iraniano Jafar Panahi.
Nas redes sociais, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, celebrou a conquista. “Dois gigantes brasileiros fazendo história em Cannes! O Brasil celebra vocês! Nosso cinema vive um novo tempo”, escreveu.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também parabenizou os artistas, destacando o reconhecimento internacional do cinema nacional. “Hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. O cinema de nosso país não deve nada para ninguém”, publicou em seu perfil oficial.
Kleber Mendonça Filho já havia se destacado em Cannes com Aquarius (2016) e Bacurau (2019), ambos indicados à Palma de Ouro. Bacurau, codirigido com Juliano Dornelles, dividiu o Prêmio do Júri com Les Misérables, de Ladj Ly.
Durante a estreia de Aquarius, em 2016, a equipe do filme protagonizou um protesto contra o impeachment da então presidenta Dilma Rousseff, exibindo cartazes com críticas ao processo político brasileiro.
O Agente Secreto reafirma o prestígio internacional de Mendonça Filho e Wagner Moura, reforçando o protagonismo do cinema nacional nas principais vitrines do mundo.
Fonte: Agência Brasil
Comentários: