Colaboração entre escola municipal do Cabula e UFBA promove atividades científicas com alunos e professores.
Na última sexta-feira (27), alunos e professores da Escola Municipal Antônio Euzébio (Emae), no Cabula, vivenciaram um dia de imersão científica por meio de um projeto de iniciação científica em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ao todo, 260 crianças participaram de atividades lúdicas, como aulas sobre anatomia com moldes do corpo humano, experimentos, jogos interativos e palestras, além de orientações sobre o corpo humano e prevenção ao abuso sexual infantil.
A vice-diretora da Emae, Jomária Alessandra Queiroz, explicou que o objetivo é aproximar a educação básica da academia, despertando o interesse das crianças pela universidade e pela ciência. “Nos aproximamos da Ufba e solicitamos ao Instituto de Física que trouxessem experimentos para a escola. Queremos que os alunos conheçam e se sintam atraídos pelo conhecimento de forma envolvente”, ressaltou.
Participaram da ação crianças do 1º ao 5º ano, com idades entre seis e 12 anos, em turnos matutino e vespertino. A iniciativa foi proposta pela própria escola, que busca inovar o ensino de ciências. “Na universidade, temos um projeto chamado Roda com Ciência, que visa a divulgação e popularização da ciência. Oferecemos um aprendizado mais lúdico e inclusivo, permitindo que as crianças experimentem um universo que elas veem apenas nas telas”, explicou Tiago Paes, professor do Instituto de Física da Ufba.
Essa colaboração entre a escola e a universidade representa um passo importante na formação científica dos alunos, promovendo o conhecimento de maneira interativa e atraente. Ao integrar a comunidade acadêmica ao ambiente escolar, o projeto cria oportunidades para que as crianças sonhem em se tornar futuras cientistas e desenvolvam um amor pela ciência desde cedo.
Fonte: Secom/PMS
Comentários: