Confiança do empresariado baiano recua em abril
ICEB aponta segundo pior resultado dos últimos dois anos, com destaque negativo para o setor de Serviços

Foto: Feijão Almeida/GOVBA
O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), registrou -174 pontos em abril, numa escala de -1.000 a 1.000, sinalizando um cenário de pessimismo moderado. É o 15º mês consecutivo com o índice abaixo de zero, reforçando a tendência de desconfiança do setor produtivo no estado.
A confiança caiu 31 pontos em relação a março, anulando o avanço de 23 pontos observado no mês anterior. A retração, no entanto, não foi generalizada: Indústria e Comércio apresentaram melhora, enquanto Agropecuária e Serviços registraram queda. O setor de Serviços foi o mais pessimista (-196 pontos) e o Comércio, o menos (-132 pontos).
Nenhum dos quatro setores analisados apresentou pontuação positiva. A Agropecuária teve o maior recuo, e o Comércio mostrou a maior alta relativa.
Entre os temas avaliados, juros, crédito e situação financeira foram os que geraram maior preocupação. Por outro lado, PIB nacional, PIB estadual e exportações mostraram sinais menos desfavoráveis.
Para Luiz Fernando Lobo, especialista da SEI, os dados de abril indicam “um agravamento do sentimento empresarial”, refletido no segundo pior resultado em mais de dois anos, abaixo da média histórica e com expectativas negativas tanto no cenário econômico geral quanto no contexto setorial.
📌 Fonte: Ascom/SEI
Comentários: