Dia do Trabalhador reúne serviços, esporte e cultura no Farol da Barra
Evento apoiado pelo Governo da Bahia celebra 1º de Maio com ações gratuitas de cidadania, saúde, lazer e shows musicais

Com programação gratuita que integrou saúde, esporte, cultura e cidadania, o Dia do Trabalhador foi celebrado nesta quinta-feira (1º) no Farol da Barra, em Salvador. A iniciativa, organizada pelas centrais sindicais com apoio do Governo da Bahia, ofereceu uma série de serviços à população, valorizando os trabalhadores em um ambiente de celebração e participação popular. O Estado investiu mais de R$ 814 mil na ação, que contou com a presença do vice-governador, Geraldo Júnior.
“É um dia de luta, resistência e força. Trouxemos para perto da comunidade as políticas públicas do nosso governo”, destacou o vice-governador, ao mencionar ações de saúde, certificação da juventude, proteção às mulheres e emissão de documentos.
Entre os destaques da programação esteve a tradicional Corrida dos Trabalhadores, com percursos de 3,5 km e 5 km, promovida pela Setre. O carpinteiro Gilson dos Santos foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. “Depois de uma lesão, voltar e vencer tem um valor imenso. É uma mensagem de força e superação”, disse.
Também foram oferecidos atendimentos para emissão de documentos, vacinação com 18 imunizantes, cadastro para vagas de emprego e orientações sobre programas sociais. A campanha “Dia T” disponibilizou quase 3 mil vagas em Salvador e outros 26 municípios.
As atividades físicas incluíram aulão de ginástica, jogos infantis da Caravana do Lazer (Sudesb) e distribuição de preservativos. Ações educativas e de conscientização foram realizadas por diversas secretarias, como a SPM, Sepromi, Seades, Secult-BA e Casa Civil, com destaque para a campanha “Oxe, Me Respeite!” e emissão da ID Jovem.
A Secretaria da Educação marcou presença com informações sobre cursos e programas. “Nada mais simbólico que estar em contato direto com a população neste 1º de maio”, afirmou Rosário Muricy, superintendente de Recursos Humanos da SEC.
A segurança foi reforçada com patrulhamento móvel, bases elevadas, equipes especializadas e suporte do Corpo de Bombeiros. O encerramento ficou por conta dos shows de Juliana Ribeiro e do ícone do reggae Edson Gomes, patrocinados pela Sufotur.
Comentários: