Embasa Intensifica Combate a Fraudes e Remove 700 Metros de Ligações Irregulares na Orla de Salvador
Operação conjunta identificou e desativou 25 ligações clandestinas em barracas de praia na Boca do Rio e Itapuã

Foto: Comunicação/Embasa
Dando sequência às ações de combate a fraudes na rede pública de abastecimento de água em Salvador, a Embasa realizou, na semana passada, uma nova operação na orla da capital. A ação resultou na remoção de 25 ligações clandestinas em barracas de praia localizadas nos bairros da Boca do Rio e Itapuã, totalizando 700 metros de tubulações irregulares.
A operação contou com uma equipe de 18 colaboradores da Embasa, além do suporte da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), do Grupo Especial de Proteção Ambiental Municipal de Salvador (GCM) e da Guarda Civil Municipal.
Reforço no combate a fraudes durante o verão
De acordo com o gerente regional da Embasa, Alexandre Mamédio, a intensificação das operações nesta época do ano é fundamental para garantir o abastecimento adequado à população.
“Durante o verão, reforçamos ainda mais este tipo de ação, que tem como objetivo maior garantir o uso responsável da água, evitando desperdícios e assegurando que todos tenham acesso a um abastecimento regular e de qualidade”, destacou.
Além de prejudicar o abastecimento, as ligações clandestinas representam risco ambiental e comprometem a infraestrutura da cidade. “A medida também contribui para a preservação ambiental e o ordenamento do espaço público”, complementou Mamédio.
Denúncias podem ser feitas anonimamente
A Embasa reforça que qualquer intervenção no hidrômetro ou na rede de abastecimento com o objetivo de furtar água é crime, sujeito a penalidades previstas em lei. A população pode denunciar fraudes de forma sigilosa pelos seguintes canais:
📞 Telefone: 0800 0555 195
💻 Atendimento Virtual: Site da Embasa
🏢 Postos de Atendimento: Unidades da Embasa na rede SAC
Essas ações garantem o abastecimento justo e regular para todos, além de contribuir para a conservação dos recursos hídricos da cidade.
Comentários: