Tecnologia garante inclusão de estudantes com deficiência visual na rede estadual
Mais de 1.300 óculos inteligentes OrCamMyEye 2.0 estão sendo entregues pela Secretaria da Educação em todo o estado

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) entregou, nesta segunda-feira (7), 174 óculos inteligentes OrCamMyEye 2.0 para estudantes com deficiência visual. A ação beneficiou alunos de 20 territórios de identidade da rede estadual.
Em Salvador, 35 dispositivos foram distribuídos em cerimônia simbólica no Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) Cátia Maria Paim Cruz. Os equipamentos fazem parte de um lote de 1.398 unidades adquiridas pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 24,2 milhões.
O objetivo é garantir acessibilidade e autonomia por meio de tecnologias assistivas. O OrCamMyEye 2.0 converte texto em áudio de forma instantânea, sem conexão com a internet. Leve e discreto, o dispositivo se encaixa na armação dos óculos e lê textos, placas e até reconhece rostos.
Para a estudante Evelyn Vitória Souza, 19 anos, da 3ª série do Ensino Médio, o equipamento é um divisor de águas. “Vai me ajudar tanto na escola quanto na vida. Agora posso ler melhor e me preparar para fazer Direito”, afirmou.
A diretora do NTE 26, Maria de Fátima Costa, destacou a importância da tecnologia. “Esses óculos garantem autonomia aos estudantes. Isso é inclusão com qualidade no ensino.”
Sidney Borges, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE-BA), reforçou a relevância da iniciativa. “É uma ferramenta essencial para promover qualidade de vida e independência.”
As entregas seguem em todo o estado. Só em 2024, já foram distribuídos 509 equipamentos em 27 territórios. Na quarta-feira (9), mais oito serão entregues em Alagoinhas, pelo NTE 18. Outras remessas ocorrerão ao longo do ano.
Comentários: