Estádio de Pituaçu recebe Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos neste final de semana

Competição faz parte das ações paradesportivas da Sudesb no Setembro Verde

Bahia Esporte
Estádio de Pituaçu recebe Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos neste final de semana

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O principal palco do futebol baiano, o Estádio de Pituaçu, estará ainda mais inclusivo neste final de semana, abrangendo pela primeira vez um torneio nacional de futebol para surdos. O Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos 2024 acontece nestes sábado (14) e domingo (15), no Pituaçu (sede) e, também, no Centro de Treinamento do Vitória (anexo), com a presença de seis equipes do país.  

A competição faz parte das ações do paradesporto do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para o Setembro Verde. A agenda contempla, ainda, o primeiro Campeonato Baiano de Basquete em Cadeira de Rodas, que será realizado entre os dias 20 e 22, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.

O coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, Adelmare Junior, destaca a atuação da Sudesb na pauta. “Estamos trazendo as grandes competições nacionais paradesportivas para a Bahia e desenvolvendo as estaduais. Já fizemos com as modalidades de lutas, de natação, escolares, dentre outras. Agora, estamos com o futebol e o basquete. São pautas importantes para o fomento, inclusive, também, na iniciação por meio dos nossos projetos sociais, da inclusão da pessoa com deficiência nos esportes. Nosso objetivo é garantir a prática esportiva, do lazer até o alto rendimento, do público PCD da Bahia”, comenta.

Brasileiro de Futebol para Surdos

Organizado pela Associação Baiana de Desporto Adaptado (Abda), com o apoio da Sudesb, da Federação Baiana de Desportos dos Surdos (FBDS) e da Icom-Libras mais a chancela da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), o torneio reúne 126 surdoatletas de seis federações na categoria masculina, além de mais 20 membros de comissão técnica e da diretoria da CBDS.

“Esses números mostram o crescimento das federações e são uma visibilidade positiva para o surdodesporto. Isso representa um avanço no alto rendimento para os surdoatletas. O evento tem o objetivo de convocá-los para representar a Seleção Brasileira no Pan-Americano deste ano em Canoas. Agradeço à Sudesb, que forneceu hospedagem e alimentação aos participantes, além da estrutura para a realização deste evento tão importante”, expressa Diana Kyosen, presidente da CBDS.

Programação do Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos

Sábado

Campo 1 (Estádio de Pituaçu)

8h – Bahia x Rio de Janeiro;

11h – Minas Gerais x Bahia;

14h – Rio de Janeiro x Minas Gerais;

17h30 – Semifinal 1.

Campo 2 (CT do Vitória – Barradão)

8h – Maranhão x Distrito Federal;

11h – Goiás x Maranhão;

14h – Distrito Federal x Goiás;

17h30 – Semifinal 2.

Domingo (Estádio de Pituaçu)

8h – Disputa do 3º lugar;

10h – Final.

Fonte: Ascom/Sudesb

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.