FBF divulga tabela do Baianão

Esporte
FBF divulga tabela do Baianão

Nesta quinta-feira (14), aconteceu o conselho técnico do Campeonato Baiano de 2025 na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF). A competição terá início no dia 12 de janeiro e seguirá o mesmo formato da temporada anterior.

Na rodada de abertura, o Bahia enfrentará a Jacuipense fora de casa, enquanto o Vitória jogará contra o Barcelona de Ilhéus. As datas e horários exatos desses confrontos ainda serão definidos. Na segunda rodada, o Bahia enfrentará o Atlético de Alagoinhas, e o Vitória medirá forças contra a Juazeirense.

Em 2025, o Campeonato Baiano contará com a participação de dez equipes: o Vitória, atual campeão, Bahia, Barcelona de Ilhéus, Jequié, Juazeirense, Jacobina, Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Colo-Colo, e Porto Sport Club. A fórmula de disputa será a mesma utilizada nos últimos anos, com o campeonato ocorrendo de 11 de janeiro a 23 ou 26 de março.

Os dez clubes formarão um único grupo na 1ª fase, jogando apenas partidas de ida. Os quatro primeiros colocados avançarão para as Semifinais, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Série B de 2026. Nas Semifinais, os quatro classificados serão divididos em dois grupos, que disputarão jogos de ida e volta. Os dois vencedores dessas chaves disputarão a final em dois jogos.

Além disso, o campeão e o vice do Campeonato Baiano garantirão vagas na Copa do Brasil de 2026. O campeão também conquistará a primeira vaga na Copa do Nordeste de 2026, e a segunda vaga será dada ao clube baiano mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. A arbitragem será novamente isenta de taxas, e o árbitro de vídeo (VAR) será utilizado nas Semifinais e na Final. A TVE, detentora dos direitos de transmissão, cobrirá todos os 51 jogos do torneio.

Copa do Brasil – Campeão e vice-campeão garantirão as duas primeiras vagas na Copa do Brasil 2026. A 3ª vaga será do Campeão da Copa Governador do Estado, ou competição que receba outro nome, aprovada pelos clubes para ser iniciada em até 20 dias após a conclusão da 1ª fase do Baianão.

Copa do Nordeste – O campeão baiano terá direito à primeira vaga na Copa do Nordeste 2026. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do Estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Já a terceira vaga, na Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes presentes na primeira e segunda vagas. Caso o clube da primeira vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a terceira vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF. As vagas na Copa do Nordeste são distribuídas de acordo com a deliberação da entidade nacional.

Brasileirão Série D – Terão direito às três vagas no Brasileirão Série D de 2026 os três clubes melhores colocados do Baianão que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro.

VAR – O árbitro de vídeo (VAR) será utilizado nos jogos da Semifinal e da Final, assim como em 2024. Todos os custos ficarão com a FBF.

Arbitragem – Também seguindo o que já foi feito em 2024, a FBF manteve a isenção das taxas de arbitragem de toda a competição. Portanto, 100% da arbitragem do Baianão será custeada pela entidade.

TVE – Parceira do futebol baiano e detentora dos direitos de transmissão do campeonato, a TVE mais uma vez fará transmissão ao vivo todos os 51 jogos do Baianão.

Baianão Sub-20 e Baianão Feminino – A participação nas duas competições será obrigatória para os dez clubes da Série A. Porém, a fórmula de disputa de cada competição será definida em Conselhos Técnicos específicos com datas a serem definidas.

Confira abaixo o regulamento e a tabela básica do Baianão 2025:

Regulamento

Tabela

Plano de Ação

Foto: Wilton Matos

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.