Flica 2025 celebra literatura e cultura na Bahia

Evento reúne autores, oficinas, debates e feiras criativas em Cachoeira até 26 de outubro.

Arte e Cultura
Flica 2025 celebra literatura e cultura na Bahia
Foto: Joá Souza/GOVBA

Começou a 13ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento, que acontece de 23 a 26 de outubro, traz o tema “Ler é Massa!” e reforça o papel da leitura como instrumento de inclusão e transformação social.

Reconhecida como o maior evento literário do Norte e Nordeste, a Flica conta com o Espaço Bahia Presente, instalado na Fundação Hansen Bahia. O local oferece programação gratuita com apresentações culturais, debates literários, oficinas e exposições. A agenda também inclui ações nas áreas da cultura, educação, cidadania e direitos humanos, abertas à comunidade e aos visitantes.

O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, destacou a importância do apoio estadual.

“O Governo do Estado investe em eventos literários como forma de inclusão e transformação pela palavra. A Bahia é hoje o estado que mais investe em literatura”, afirmou.

Durante o evento, o Espaço Bahia Presente funciona das 9h às 17h, com atividades fixas como cantinho da leitura, rodas de conversa, lançamentos de livros, oficinas e exposições.


Oficinas e lançamentos de livros

A Flica promove o encontro entre autores e leitores. Na sexta-feira (24), às 9h, será lançado o livro “O Sabor das Coisas que Ficam”, do Diácono Rodrigo Dias, seguido de roda de conversa com o autor.

No sábado (25), às 11h, acontece a oficina de dança afro com Danielle Sodré e Márcia Matos, da SSP-BA. Às 14h, o projeto “Cadê Minha Boneca Preta?” promove roda de conversa com Soraia Alves, Débora Santos e Cláudia Carapiá, do Coren-BA.

Também haverá oficinas de Economia Solidária e Literatura de Cordel (24) com Mestra Lainha, e Economia Solidária, Sustentabilidade e Literatura (25) com Albene Diciula e Efson Lima, da Setre.


Feiras de Empreendedorismo e Economia Criativa

De 23 a 26 de outubro, a Praça Ubaldino de Assis recebe a Feira de Economia Solidária, promovida pela Setre. São 50 empreendedores com produtos de artesanato, moda, gastronomia e biojoias, além de apresentações culturais diárias às 13h.

A artesã Edna Conceição, de São Félix, participa desde as primeiras edições.

“É uma forma de mostrar nosso trabalho e garantir uma renda extra”, disse.

Na Praça Teixeira de Freitas, a Sepromi realiza a Feira Afrocolab Pocket, entre 23 e 25 de outubro. O evento reúne empreendedores negros de moda, gastronomia, artesanato e cosméticos, promovendo o afroempreendedorismo e fortalecendo a economia criativa.


Memória, Justiça e Direitos Humanos

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) marca presença com a Caravana de Direitos Humanos, de 23 a 25 de outubro. A ação propõe uma imersão em memória, justiça e verdade, com atividades culturais e reflexivas.

Em parceria com a Fundação Pedro Calmon, será exibido um trecho da mostra “Para que não se esqueça… Para que nunca mais aconteça…”, com documentos e fotos do período da ditadura militar.


Empreendedorismo negro e apoio social

Durante a Flica, a Sepromi apresenta o Crediafro, programa que oferece microcrédito e orientação técnica a empreendedores negros. O espaço também conta com unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, que oferece apoio psicológico, social e jurídico gratuito.

A Biblioteca Maria Carolina de Jesus completa a programação com atividades educativas sobre relações étnico-raciais, reforçando o compromisso da Flica com a inclusão e a diversidade.

Confira as últimas notícias

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.