Força Penal Nacional amplia treinamentos no Conjunto Penal de Eunápolis
Atuação federal segue por mais 30 dias com foco em segurança externa e rotinas administrativas na unidade prisional baiana.

A Força Penal Nacional (FPN), coordenada pela Polícia Penal Federal, seguirá com treinamentos no Conjunto Penal de Eunápolis por mais 30 dias.
A atuação, iniciada em 11 de junho, teve a prorrogação oficializada pelo ministro Ricardo Lewandowski. A medida mantém o apoio à gestão prisional, além da capacitação das equipes locais.
Nesta nova fase, as ações se concentrarão na segurança externa e em rotinas administrativas. O objetivo é prevenir crises e fortalecer a operação da unidade.
Os treinamentos contemplam policiais penais ordinários e integrantes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop).
Além disso, a operação é supervisionada por órgãos estaduais, conforme previsto no convênio de cooperação vigente.
Sobre a FPN
A FPN é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça. A força é formada por policiais penais federais e de 13 estados, incluindo Bahia, São Paulo, Ceará e Paraná.
Na Bahia, a atuação ocorre em conjunto com a Superintendência de Gestão Prisional (SGP), conforme determina a portaria vigente.
Comentários: