Governo da Bahia mantém mobilização diante das chuvas intensas no estado

Defesa Civil e órgãos estaduais atuam em dezenas de municípios com assistência, monitoramento e envio de ajuda humanitária

Bahia
Governo da Bahia mantém mobilização diante das chuvas intensas no estado

Foto: Divulgação

Diante das fortes chuvas que atingem Salvador e diversos municípios do interior da Bahia, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), segue monitorando e prestando apoio às áreas afetadas. Equipes de diferentes secretarias estaduais estão mobilizadas para atender às demandas emergenciais.

A atuação foi destacada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nas redes sociais, neste sábado (3): “Sigo acompanhando os efeitos das fortes chuvas. Nossas equipes estão mobilizadas para garantir assistência e minimizar os transtornos. Estamos em contato direto com as prefeituras, prestando todo o apoio necessário”, afirmou.

Segundo a Sudec, até as 16h de sábado, foram registradas ocorrências em pelo menos 20 municípios, entre eles Camacan, Porto Seguro, Valença, Simões Filho e Madre de Deus. Camacan já está em situação de emergência desde 12 de abril. Foram enviados kits de ajuda humanitária, como colchões, cobertores e itens de higiene, além de lonas para encostas em Camamu e Simões Filho.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) atua junto às prefeituras, via Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com ações como aluguel provisório, acolhimento e distribuição de cestas básicas. Já a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) informou sobre o rompimento de aterro na BA-001, entre Bom Despacho e Nazaré. O trecho está em reparo, mas o tráfego segue normal.

Em Santo Amaro, onde o Rio Subaé transbordou, bombeiros militares atenderam cerca de 40 famílias, orientando a população sobre riscos e rotas seguras. O Corpo de Bombeiros reforça que, em caso de emergência, a população deve acionar o número 193.

A Sudec reforça que moradores de áreas de risco devem se deslocar para locais seguros e ficar atentos aos alertas das defesas civis municipais e aos boletins meteorológicos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.