Grupo de Leitura LGBTI+ promove encontro no Museu de Arte da Bahia

O projeto será conduzido pelo escritor Nilton Milanez

Notícias
Grupo de Leitura LGBTI+ promove encontro no Museu de Arte da Bahia

Foto: Milton Milanez

Conversar sobre literatura LGBTI+ é tratar de visibilidade, reconhecimento e identificação. “É assegurar a leitura, celebração e preservação das nossas histórias”, argumenta o pesquisador e docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Nilton Milanez. O autor e acadêmico é o responsável pela iniciativa que integra o Projeto de Extensão “Leitura de narrativas sobre as (homo)sexualidades no Brasil”, sob sua coordenação no âmbito do NUPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão, ligado ao Departamento de Ciências Humanas, em parceria com o Colegiado de Letras Vernáculas da UNEB. No dia 26 de abril, o CLUBE DE LEITURA: Literatura LGBTI+ autônoma da Bahia começará a organizar encontros mensais e sem custo no Museu de Arte da Bahia (MAB).

O primeiro encontro está marcado para o dia 26 de abril, um sábado, das 10h30 às 13h. “Serão instantes de recepção, inclusão e estímulo.” “O Clube é voltado para pessoas lgbti+ e aliadas que leem e escrevem literatura lgbti+ independente produzida na Bahia”, explica Milanez, contente com a aquisição do novo espaço que combina saber acadêmico com literatura em um cenário artístico e cultural.

No primeiro encontro do projeto, os autores e suas criações terão um espaço reservado para apresentação, com a leitura de trechos dos textos, além de um espaço assegurado para exposição e interação. “Decidiremos qual será o primeiro livro a ser lido durante a Plenária, dando sequência aos encontros”, explica o idealizador do projeto. O objetivo é incentivar, mensalmente, a leitura e debate de um trabalho literário lgbti+ de autores independentes baianos ou residentes na Bahia. “Promover o crescimento deste mercado é um dos meus objetivos como educador.” A discussão de temas como esse favorece a expansão de espaços para abordar questões pertinentes, como a saúde mental de quem se identifica com esse grupo, como ressalta Milanez.

O local, que é acessível e inclusivo, é um convite não apenas para incentivar trabalhos independentes, mas também para fomentar discussões sobre políticas públicas e a produção de recursos culturais que ilustrem a diversidade da Bahia. Um outro objetivo do projeto é promover a criação e divulgação de trabalhos que intensifiquem a representatividade da comunidade LGBTI+. As inscrições são sem custo e já podem ser realizadas por meio do link.

Nilton Milanez é quem?

 Originou-se em Itatiba, São Paulo, porém reside na Bahia desde 2007. É escritor, tradutor e investigador no campo das sexualidades. Na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus I, o professor é pleno. Pós-doutorado na Sorbonne Nouvelle (2010-2011), e em Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia (2020-2021). Estágio de pós-doutorado no Departamento de Psicanálise da Université Saint Denis, Paris VIII, e no Departamento de Psicologia da USP – Universidade de São Paulo (2015-2016). Especialista em Linguística/Análise do Discurso pela UNESP/Ar – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.Trabalha no Programa de Pós-Graduação em Linguística na UNEB e é o coordenador do LABEDISCO – Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo, um laboratório vinculado ao CNPq. Escritor especializado em literatura LGBT+, é o autor de Audiovisualidades em mim: autoanálise foucaultiana, criança transsexual e corpo na Ditadura (Labedisco Selo Editorial, 2024), Ravi, o ursinho arco-íris (Usina de Textos, 2024) e a Coleção Contos Gaysex (Bambi Brasil S/A, 2025). Os seus trabalhos podem ser encontrados no site da Estante Virtual e os infantis no site da Usina de Textos, respectivamente.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.