Hemoba celebra ampliação do uso do Emicizumabe no SUS
Medicamento agora também será indicado para crianças de 0 a 6 anos com hemofilia A, ampliando o acesso e melhorando a qualidade de vida.

O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme (CERPDF/Hemoba) participou, nesta sexta-feira (24), de cerimônia virtual do Ministério da Saúde que anunciou a ampliação do uso do medicamento Emicizumabe no SUS. A partir de agora, o tratamento passa a ser indicado também para crianças de 0 a 6 anos com hemofilia A.
“Essa incorporação representa mais dignidade e qualidade de vida. O tratamento trará conforto e menos efeitos adversos para as crianças”, destacou Aline Costa, diretora do Ministério da Saúde.
Na Hemoba, 56 crianças com hemofilia A serão beneficiadas. O Emicizumabe, de aplicação subcutânea semanal, substitui punções venosas repetidas e reduz episódios de sangramento, melhorando a adesão ao tratamento e a qualidade de vida.
“Com essa ampliação, quase quadruplicaremos o número de pacientes que usam a medicação na Bahia. É um avanço importante para nossas crianças”, afirmou Anelisa Streva, diretora do Centro de Referência.
A cerimônia contou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e representantes de hemocentros de Brasília, Pernambuco, Ceará, Paraná e Pará. Em Salvador, participaram também Luiz Catto, diretor-geral da Hemoba, e autoridades da saúde estadual e federal.




Comentários: