Hemoba reduz tempo de espera para doadores com tatuagem
Para facilitar o acesso à doação, as unidades móveis de coleta (hemóvel) estarão presentes em locais de grande fluxo em Salvador até 5 de outubro
Fotos: Aline Santos – Ascom/Hemoba
Os prazos para doadores de sangue que fizeram tatuagens, micropigmentação, maquiagem definitiva ou piercings foram reduzidos de 12 para 6 meses, conforme anunciado pela Fundação Hemoba em 16 de setembro. Essa mudança exige que os procedimentos sejam realizados em estúdios licenciados pela Vigilância Sanitária, que sigam rigorosamente as normas de segurança, como o uso de materiais descartáveis e a adequada esterilização. Caso as normas não sejam cumpridas, o prazo de inaptidão permanece em 12 meses. Piercings na cavidade oral ou genital continuam exigindo um prazo de 12 meses após a retirada, devido ao risco de infecção.
Em 2023, a Hemoba registrou 66.501 candidatos à doação de sangue, dos quais 1.566 foram considerados inaptos em decorrência de tatuagens, piercings ou maquiagem definitiva. A nova regra busca aumentar o número de doadores, especialmente entre os jovens. Para incentivar essa prática, a campanha “Antes de riscar, venha doar” convida aqueles que pretendem fazer tatuagens a doarem sangue antes, ressaltando a importância de escolher estúdios que sigam todas as normas de segurança.
Para facilitar o acesso à doação, as unidades móveis de coleta (hemóvel) estarão presentes em locais de grande fluxo em Salvador até 5 de outubro. As unidades fixas também têm horários específicos de funcionamento. Para se tornar um doador, é preciso estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos, com algumas restrições para menores de idade e idosos. Além disso, recomenda-se não estar em jejum e evitar bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação.
Comentários: