Ilê Aiyê leva legado afro-indígena para o Carnaval 2026
Bloco afro celebra 52 anos com desfiles no Campo Grande e tema que destaca a resistência cultural de Maricá.

O bloco afro Ilê Aiyê celebra 52 anos de história no Carnaval de Salvador 2026 com o tema “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”. A proposta conecta Bahia e Rio de Janeiro ao destacar a memória, a ancestralidade e a contribuição cultural de povos afrodescendentes e indígenas para a formação da identidade brasileira.
A programação inclui três dias de desfiles, iniciados no sábado (14) com a tradicional cerimônia de saída no Curuzu, marcada por rituais de fé e celebrações à ancestralidade. O cortejo segue depois para o Circuito Osmar (Campo Grande), onde o bloco retorna na segunda-feira (16) e encerra as apresentações na terça-feira (17) com desfile aberto ao público.
A edição deste ano também marca a estreia da Deusa do Ébano Carol Xavier, acompanhada pelas princesas Sarah Moraes e Stephanie Ingrid, que conduzem o cortejo ao som da Band’Aiyê. No domingo (15), o Bloco Erê, ala infantil do Ilê, reúne crianças e adolescentes em desfile próprio no Curuzu.
Além do tema cultural, o projeto mantém ações formativas desenvolvidas em parceria com a cidade de Maricá, incluindo oficinas culturais e atividades educacionais voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e indígena.
SERVIÇO:
CARNAVAL DO ILÊ AIYÊ 2016
Tema: Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”
Fantasia: R$ 1.000
Início da entrega das fantasias: 11/02 – 14h
Atendimento na Sede: Segunda a sexta – 8h às 17h (até 20h na semana do Carnaval)
Endereço: Senzala do Barro Preto – R. Direta do Curuzu, 228 – Curuzu, Salvador – BA, 40366-110




Comentários: