Inema combate desmatamento em Mata Atlântica
Fiscalização identificou exploração de Ipês em área protegida da Mata Atlântica, no município de Saúde (BA).

Foto: Foto: Ascom/Inema
Para conter o desmatamento ilegal nas Serras da Jacobina e proteger as nascentes do Rio Itapicuru, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) iniciou uma série de fiscalizações na região do Piemonte da Chapada Diamantina. Já no primeiro dia da operação, na sexta-feira (25), foi flagrada a extração ilegal de Ipês em uma propriedade rural no município de Saúde, a 360 km de Salvador.
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental do Inema, Eduardo Topázio, a ação combinou imagens de satélite, denúncias e dados do Cadastro Estadual Florestal (Cefir), além de vistorias em campo com georreferenciamento. A área afetada está dentro da zona protegida pela Lei da Mata Atlântica (11.428/06).
A operação foi conduzida por técnicos da Unidade Regional de Senhor do Bonfim, com apoio do Ministério Público e da Polícia Militar. “Os Ipês estavam escondidos em uma área de difícil acesso. Lavramos dois autos de infração: apreensão da madeira e interdição temporária da atividade”, afirmou o especialista Victor Souza.
A coordenadora Rita Braga destacou o compromisso do estado com a preservação ambiental. “A Bahia tem atuado firmemente para coibir o desmatamento ilegal e preservar o bioma Mata Atlântica, essencial para o clima e os recursos hídricos da região”, disse.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo Disque Denúncia do Inema: 0800 071 1400 ou pelo e-mail: denuncia@inema.ba.gov.br.
Comentários: