IPVA 2026 na Bahia pode ser pago via Pix com desconto de 15%
Pagamento pode ser feito pela plataforma ba.gov.br; Estado mantém parcelamento em até cinco vezes

Os contribuintes do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na Bahia contam, em 2026, com a opção de pagamento via Pix, com desconto de 15% para quitação em cota única.
O pagamento pode ser realizado de forma rápida por meio da plataforma ba.gov.br. Para isso, o usuário deve acessar o site, entrar com login e senha — inclusive do gov.br — e selecionar o serviço “Pagar Licenciamento Cota Única”.
Após informar o número do Renavam, o sistema gera o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que já inclui código de barras e QR Code do Pix.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a modalidade é oferecida pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), em parceria com o Detran-BA e a Secretaria da Administração (Saeb).
Outras formas de pagamento
O IPVA também pode ser quitado em agências, caixas eletrônicos, aplicativos ou sites do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, mediante apresentação do número do Renavam.
Quem não pagar até 10 de fevereiro poderá obter desconto de 8%, desde que quite o valor integral até a data de vencimento da primeira cota do parcelamento, conforme o calendário do IPVA 2026.
O Estado mantém ainda a opção de parcelamento em até cinco vezes, de acordo com o número final da placa do veículo. Para essa modalidade, o valor do imposto deve ser igual ou superior a R$ 120.
No caso do parcelamento, os débitos referentes à taxa de licenciamento e a eventuais multas de trânsito devem ser pagos até o prazo final da cota única ou da quinta parcela do IPVA.
A Sefaz-BA informa que o parcelamento de débitos anteriores a 2026 só será permitido se realizado juntamente com o pagamento do imposto do exercício atual.
Segundo dados do fisco estadual, a frota tributável da Bahia é de aproximadamente 2,7 milhões de veículos. O IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação tributária do Estado, com divisão igual do valor arrecadado entre o Estado e o município onde o veículo foi emplacado.




Comentários: