Jerônimo anuncia mudanças em cinco órgãos estaduais
Novos gestores assumem cargos na CTB, Detran, Suprev, Inema e IAT. Objetivo é fortalecer a gestão pública na Bahia.

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta terça-feira (12), mudanças em cinco órgãos estaduais da Bahia. A decisão foi divulgada por meio das redes sociais. O objetivo é renovar e fortalecer a gestão pública no estado.
Entre as mudanças, Eracy Lafuente assume a presidência da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), vinculada à Sedur. Ele substitui Ana Claudia Nascimento.
No Detran, Max Passos será o novo diretor-geral. Ele entra no lugar de Rodrigo Pimentel, nomeado hoje como secretário da Administração (Saeb).
Já a Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) será comandada por Maria do Rosário Muricy, que assume após a saída de José Maria de Abreu Dutra.
No Inema, o novo diretor é Eduardo Topázio, que substitui Maria Amélia Mattos Lins. O Instituto Anísio Teixeira (IAT) passa a ser dirigido por Vânia Almeida, no lugar de Iuri Oliveira Rubim.
Jerônimo agradeceu os ex-gestores pelo trabalho e deu boas-vindas aos novos nomes. “A nova composição trará ainda mais energia e resultados para a Bahia”, escreveu.
📌 Quem são os novos gestores
Eracy Lafuente é advogado e diretor de obras da CTB desde 2022. Atuou no Tramo III da Linha 1 do metrô de Salvador. Também integrou o Conselho Fiscal da Embasa e foi coordenador de infraestrutura na Casa Civil da Bahia.
Max Passos, novo diretor do Detran, é advogado e ocupava a diretoria de habilitação do órgão desde 2021. Atuou como assessor jurídico em diversas prefeituras e tem experiência em direito administrativo.
Maria do Rosário Muricy, nova superintendente da Suprev, é economista e trabalhava na Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria de Educação.
Eduardo Topázio, agora no Inema, é engenheiro sanitarista, mestre em engenharia oceânica e funcionário de carreira. Já ocupou cargos de liderança no próprio órgão.
Vânia Almeida, nova diretora do IAT, é mestre em educação e professora da rede estadual desde 2003. Atua também como ativista ambiental e formuladora de políticas socioambientais.
Comentários: