Lavagem do Bonfim terá mudanças no trânsito em Salvador
Alterações viárias na Cidade Baixa ocorrem entre 11 e 18 de janeiro de 2026 para o tradicional cortejo religioso

A Lavagem do Bonfim, uma das mais tradicionais manifestações religiosas e culturais da Bahia, vai provocar alterações no trânsito da Cidade Baixa, em Salvador, entre os dias 11 e 18 de janeiro de 2026.
As mudanças ocorrem em razão do transporte da imagem do Senhor do Bonfim, da realização do cortejo religioso e da concentração de fiéis e turistas ao longo do percurso entre o Comércio e a Colina Sagrada, no bairro do Bonfim.
Transporte da imagem
No sábado (11), a partir das 6h, haverá interdição progressiva na Avenida Beira-Mar para o transporte da imagem do Senhor do Bonfim até a Marina da Ribeira.
Ainda no dia 11, a partir das 11h, nova interdição será realizada para o deslocamento da imagem até a Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia, passando pela rampa do Mercado Modelo, Avenida Lafayete Coutinho e Rua da Conceição da Praia.
Barreiras fixas e semifixas
Na quarta-feira (14), a partir das 19h, serão implantadas Barreiras Fixas (BF) e Barreiras Semi Fixas (BSF) em vias do Comércio, Calçada, Caminho de Areia, Roma e Bonfim, com controle total ou parcial do tráfego.
As intervenções atingem acessos estratégicos como Avenida Estados Unidos, Avenida Jequitaia, Avenida Fernandes da Cunha, Largo da Calçada, Praça Irmã Dulce, Avenida Dendezeiros do Bonfim e vias do entorno do Largo do Bonfim.
Barreiras móveis
Na quinta-feira (15), a partir das 6h, serão instaladas Barreiras Móveis (BM) em importantes corredores viários, incluindo Avenida Lafayete Coutinho, Avenida Estados Unidos, Avenida Engenheiro Oscar Pontes, Via Expressa, Caminho de Areia e Largo dos Mares.
Essas barreiras permitirão ajustes dinâmicos no tráfego conforme a movimentação do cortejo e dos serviços operacionais.
Proibição de circulação e estacionamento
No dia do cortejo, das 0h às 22h, ficará proibida a circulação e o estacionamento de veículos, exceto os autorizados, na Avenida Lafayete Coutinho/Avenida Contorno e na Rua da Conceição da Praia.
Também haverá proibição de estacionamento, a partir das 0h, em vias como Praça Maria Felipa, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Avenida Jequitaia, Largo da Calçada, Avenida Dendezeiros do Bonfim, Largo dos Mares e Avenida Fernandes da Cunha.
Mudanças de sentido e interdições
A partir das 5h do dia 15, será implantado sentido duplo de tráfego na Praça Irmã Dulce, Rua Barão de Cotegipe e Avenida Engenheiro Oscar Pontes.
No mesmo dia, a partir das 6h, algumas vias passarão a operar em sentido único, como a Rua Luiz Régis Pacheco e a Rua Boa Vista.
Haverá ainda interdições totais em vias do Comércio, Calçada, Roma e Bonfim, incluindo Praça Maria Felipa, Avenida Jequitaia, Largo de Roma e Avenida Dendezeiros do Bonfim.
Bairro do Bonfim
Entre os dias 15 e 18 de janeiro, serão adotadas restrições adicionais no bairro do Bonfim, com proibição de circulação e estacionamento de veículos, carroças, bicicletas e animais em ruas de acesso à Colina Sagrada.
No domingo (18), será instalada barreira seletiva no Largo do Bonfim, das 5h às 12h, com acesso exclusivo aos participantes do evento. Das 12h às 22h, o local ficará totalmente fechado ao tráfego.
A partir das 16h, haverá liberação progressiva das vias conforme o avanço do cortejo religioso.




Comentários: