Lula abre desfile da Independência em Brasília
Com público de 45 mil pessoas, ato cívico destacou a soberania nacional em meio à crise com os EUA e julgamento de Bolsonaro no STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, neste domingo (7), o desfile cívico-militar do Dia da Independência, em Brasília. O evento reuniu cerca de 45 mil pessoas.
Lula e a primeira-dama Janja da Silva chegaram em carro aberto, o Rolls-Royce presidencial. Antes, o chefe do Executivo passou em revista às tropas.
Na tribuna, o casal foi recebido pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e pelos comandantes das Forças Armadas.
O público gritou palavras de ordem como “sem anistia” e “soberania não se negocia”, reforçando o clima político que cercou a cerimônia.
Este ano, o desfile ocorre em meio à crise entre Brasil e Estados Unidos. O presidente Donald Trump impôs tarifas contra produtos brasileiros para pressionar em favor de Jair Bolsonaro.
O ex-presidente é julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe e abolição do Estado Democrático de Direito. A decisão deve sair esta semana.
Enquanto isso, aliados bolsonaristas tentam aprovar uma lei de anistia no Congresso para livrar Bolsonaro e participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro.
Diante desse cenário, a soberania nacional foi o principal tema do desfile. Outros eixos destacaram o “Brasil dos Brasileiros”, o “Brasil do Futuro” e a COP30 em Belém.
A organização distribuiu bonés com a frase “Brasil Soberano”. A decoração das tribunas também trouxe a mesma mensagem.
A segurança foi reforçada em toda a Esplanada e na Praça dos Três Poderes. O objetivo foi garantir o desfile e a continuidade do julgamento no STF.
No sábado (6), Lula fez pronunciamento em rede nacional. Ele defendeu a soberania nacional e a união dos brasileiros pela democracia e pelo meio ambiente.
O desfile durou cerca de duas horas. O encerramento contou com a Esquadrilha da Fumaça, escolas públicas e forças de segurança do Distrito Federal.
Fonte: Agência Brasil
Comentários: