Lula defende soberania sobre minerais críticos

Presidente cobra regras globais para IA e reforça papel dos países detentores de recursos

Notícias
Lula defende soberania sobre minerais críticos
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou, neste domingo (23), para a necessidade de discutir a soberania dos países sobre o conhecimento e o valor agregado dos minerais críticos. A fala ocorreu na sessão final da Cúpula de Líderes do G20, em Joanesburgo.

O debate incluiu minerais críticos, inteligência artificial e trabalho decente. Temas também presentes na COP30, encerrada no fim de semana. Para Lula, a integração desses vetores definirá o futuro das próximas gerações.

Minerais críticos, como lítio, cobalto e terras raras, são essenciais para tecnologia, defesa e transição energética. A oferta limitada e a dependência de poucos fornecedores ampliam disputas globais. A atual presidência sul-africana do G20 divulgará um documento que defende o beneficiamento desses recursos nos países de origem.

Lula afirmou que a transição energética abre oportunidades tecnológicas. Ele defendeu que países com grandes reservas não podem atuar apenas como fornecedores, mas controlar o conhecimento e o valor agregado. Para ele, falar sobre minerais críticos é também falar sobre soberania e desenvolvimento industrial.

O Brasil possui cerca de 10% das reservas mundiais, segundo o Ibram. Estudos apontam que a busca por esses recursos já gera conflitos e agrava a crise climática. Lula destacou ainda a criação do Conselho Nacional de Minerais Críticos e reforçou que o país quer atuar como parceiro na cadeia global.

IA e trabalho decente

Lula disse que a inteligência artificial oferece uma oportunidade única para o desenvolvimento equitativo. Ele defendeu uma governança global sob liderança das Nações Unidas para evitar desigualdades e um “colonialismo digital”.

Segundo o presidente, 2,6 bilhões de pessoas ainda estão fora do mundo digital. Em países ricos, 93% têm acesso à internet, enquanto nas nações de baixa renda o índice cai para 27%.

Lula também alertou que 40% dos trabalhadores estão em funções expostas à IA, sob risco de automação. Ele defendeu que inovação tecnológica deve caminhar junto com proteção social e geração de empregos.

Agenda e encontros

O G20, principal fórum de cooperação econômica global, é presidido em 2025 pela África do Sul sob o lema “Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade”. As prioridades incluem resiliência a desastres, dívida de países pobres, transição energética e minerais críticos.

Lula participou de reuniões bilaterais com os líderes da África do Sul e da Alemanha. Também se encontrou com representantes do Fórum Ibas.

O presidente segue ainda hoje para Maputo, em Moçambique, para uma visita oficial nesta segunda-feira (24), parte das comemorações dos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Fonte: Agência Brasil

Confira as últimas notícias

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.