Lula nomeia Manoel Carlos de Almeida Neto como ministro interino da Justiça
Secretário executivo assume a pasta após a saída de Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo por motivos pessoais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Manoel Carlos de Almeida Neto para comandar, de forma interina, o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A indicação do atual secretário executivo da pasta foi publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União.
A nomeação ocorre após a saída de Ricardo Lewandowski, que apresentou pedido de demissão ao presidente na quinta-feira (8). À frente do ministério desde fevereiro de 2024, Lewandowski afirmou que questões pessoais e familiares motivaram a decisão, destacando, em carta, o empenho no exercício do cargo diante de limitações políticas, conjunturais e orçamentárias.
Enquanto isso, Almeida Neto assume a condução da pasta com ampla experiência na administração pública. Ele já atuou como secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), além de ter exercido por oito anos o cargo de diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). No campo acadêmico, é doutor, pós-doutor em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-professor universitário.
Fonte: Agência Brasil




Comentários: