Lula se reúne com Trump e pede suspensão de tarifas

Encontro em Kuala Lumpur marca retomada do diálogo entre Brasil e Estados Unidos e pode abrir caminho para revisão de tarifas impostas por Washington.

Notícias
Lula se reúne com Trump e pede suspensão de tarifas
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste domingo (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro ocorreu durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e durou cerca de 50 minutos.

Durante a reunião, Lula defendeu o fim das tensões comerciais entre os dois países e pediu a suspensão imediata do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. A medida havia sido anunciada por Trump em julho deste ano e afetou diversos setores da economia nacional.

“O Brasil tem interesse de ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há nenhuma razão para desavenças entre os dois países”, afirmou Lula.

Além dos presidentes, participaram do encontro o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Negociações serão retomadas

Após o encontro, Mauro Vieira informou que Trump autorizou sua equipe a iniciar as negociações para revisar as tarifas ainda neste domingo, no horário local da Malásia.

“O saldo foi muito positivo. Trump dará instruções para iniciar um processo de negociação bilateral que deve começar ainda hoje”, disse o chanceler brasileiro.

Clima cordial e elogios

Segundo Vieira, o clima da reunião foi descontraído. Trump teria expressado admiração pela trajetória política de Lula, destacando sua recuperação após anos de adversidades e seu retorno ao poder.

“Trump declarou admirar o perfil da carreira política do presidente Lula, por ter sido duas vezes presidente, enfrentado perseguições e conquistado um terceiro mandato”, afirmou o ministro.

Possíveis visitas oficiais

O chanceler também confirmou que há planos para visitas mútuas entre os presidentes. Trump manifestou interesse em visitar o Brasil, e Lula aceitou o convite para ir aos Estados Unidos.

“Trump disse que admira o Brasil e gosta imensamente do povo brasileiro”, completou Vieira.

Fonte: Agência Brasil

Confira as últimas notícias

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.