Lula visita ribeirinhos na Flona do Tapajós e destaca importância da Amazônia

Presidente afirmou que o mundo precisa enxergar a Amazônia além da preservação ambiental, garantindo dignidade e sustento às comunidades locais.

Notícias
Lula visita ribeirinhos na Flona do Tapajós e destaca importância da Amazônia
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou neste domingo (2) a comunidade do Jamaraquá, na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, no oeste do Pará. O local abriga mais de mil famílias de extrativistas e ribeirinhos.

A visita integra a agenda preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).


Agenda no Pará

Antes da conferência, Lula presidirá a Cúpula do Clima, marcada para os dias 6 e 7 de novembro, também em Belém. O evento reunirá chefes de Estado de diversos países.

Durante discurso aos moradores, o presidente destacou que a COP30 oferece uma oportunidade única para o Brasil mostrar ao mundo a importância da Amazônia.

“Essa COP30 é um momento único na história do Brasil. É quando estamos obrigando o mundo a olhar a Amazônia com os olhos certos. Não é só pedir para manter a floresta em pé”, afirmou Lula.

Ele ressaltou que preservar a floresta exige investimentos sociais e econômicos.

“Para a floresta ficar em pé, é preciso dar sustentação econômica, educacional e de saúde às pessoas que cuidam dela”, completou.


Bioeconomia e sociobiodiversidade

Próxima a Alter do Chão, a comunidade do Jamaraquá é referência em turismo de base comunitária, com trilhas em meio à floresta e fabricação artesanal de biojóias.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também acompanhou a visita. Ela destacou que o modo de vida das famílias da região protege a floresta e gera renda sustentável.

“Aqui é exemplo de bioeconomia e sociobiodiversidade. As famílias combinam diversas atividades e mantêm a floresta em pé com dignidade”, disse Marina.

Segundo a ministra, a Flona do Tapajós abriga cerca de 1,2 mil famílias em uma área superior a 500 mil hectares preservados.

Fonte: Agência Brasil

Confira as últimas notícias

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.