Matrícula da rede estadual da Bahia começa nesta segunda-feira (12)
Inscrições seguem até 20 de janeiro e devem ser feitas exclusivamente pela plataforma ba.gov.br

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) inicia nesta segunda-feira (12) o processo de matrícula para as escolas da rede estadual. A etapa é essencial para garantir o acesso e a continuidade da trajetória escolar dos estudantes em 2026.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela plataforma de serviços ba.gov.br, até o dia 20 de janeiro. O cronograma segue a Portaria nº 2753/2025, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 11 de dezembro de 2025.
O calendário começa com a matrícula destinada às pessoas com deficiência (PCD), nesta segunda-feira (12). Na terça-feira (13), o atendimento será para estudantes da rede estadual que precisam de transferência. Já na quarta-feira (14), será a vez dos concluintes do 5º ou do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, cujas escolas não ofertam continuidade.
A matrícula para novos alunos ocorrerá em duas etapas. No dia 16 de janeiro, serão disponibilizadas vagas para o Ensino Fundamental. Nos dias 19 e 20, o processo será voltado para candidatos ao Ensino Médio, em todas as modalidades ofertadas.
Para efetivar a matrícula, é obrigatória a apresentação de documentos pessoais e escolares, CPF, comprovante de residência recente, carteira de vacinação, além das autorizações exigidas. Quando necessário, deve ser apresentado laudo que comprove deficiência.
O ano letivo de 2026 na rede estadual terá início em 9 de fevereiro e seguirá até 16 de dezembro.




Comentários: