Mercado São Braz será novo polo comercial e turístico no Subúrbio de Salvador
Equipamento integra obras do VLT e terá áreas gastronômicas, beneficiamento de pescados e espaço de lazer à beira-mar

Foto: Feijão Almeida/GOVBA
O Subúrbio Ferroviário de Salvador ganhará um novo centro comercial e gastronômico: o Mercado São Braz. Localizado no trecho 1 do VLT entre a Calçada e a Ilha de São João, o espaço terá restaurante, bar, quiosques, área para comercialização de alimentos e pescados, além de calçadão com acesso à praia, mirante e novo acesso viário.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) pelo governador Jerônimo Rodrigues, que apresentou os avanços das obras do VLT — atualmente com 18,67% de execução no lote 1 e 13,30% no lote 2. A construção do mercado ficará sob responsabilidade da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Sedur.
Também foi autorizada a implantação de uma unidade de beneficiamento de pescados, com estrutura para lavagem, embalagem, defumação e armazenamento, voltada à pesca artesanal.
Durante a cerimônia, o governo anunciou ainda a restauração da antiga estação da Calçada, fundada em 1860, que será adaptada para o VLT e abrigará um museu, áreas de lazer e serviços. A reforma respeitará os elementos históricos do prédio, com aprovação do IPHAN.
O VLT terá 36,4 km de extensão e 34 estações, ligando a Ilha de São João à orla de Piatã, com capacidade para transportar até 100 mil passageiros por dia. O investimento total é estimado em R$ 5 bilhões.
Comentários: