Morre Maguila aos 66 anos
O Brasil se despede de um dos seus maiores boxeadores. José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira, 24 de outubro de 2024, em São Paulo, aos 66 anos. Considerado um dos principais pesos-pesados da história do boxe brasileiro, ele enfrentava os efeitos da encefalopatia traumática crônica, conhecida como demência pugilística, diagnosticada em 2013.
Além de ser um atleta admirado, Maguila era uma figura carismática fora do ringue, sempre disposto a compartilhar sua experiência e inspirar novos talentos. Sua morte representa uma grande perda para o esporte brasileiro,
Maguila Iniciou sua trajetória no boxe em 1979, estreou nos ringues profissionalmente em 1981. A luta aconteceu no evento Forja de Campeões, na época, o principal do boxe brasileiro, realizado desde 1941 e sob a orientação do técnico Ralph Zumbano, tio de um de seus ídolos, Éder Jofre.
O primeiro título brasileiro foi conquistado em 1983, quando venceu Waldemar Paulino no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Maguila permaneceu no auge da categoria no Brasil até 1995. Em 1984, ele se tornou campeão sul-americano pela primeira vez, ao nocautear o argentino Juan Antonio Figueroa no primeiro round, também no Ibirapuera, e manteve esse título por uma década.
Comentários: