Munícipios da Bahia decretam Situação de Emergência

Diversos municípios tiveram alagamentos e enxurradas.

Bahia
Munícipios da Bahia decretam Situação de Emergência
Foto ilustrativa: Rafael Martins/GOVBA

Os municípios de Araci, Mutuípe e Sítio do Mato decretaram Situação de Emergência após fortes chuvas. O Governo da Bahia ampliou o monitoramento e reforçou o apoio às prefeituras. As equipes da Sudec, do Corpo de Bombeiros e da Sesab atuam desde a noite de quinta-feira (20).

O governador Jerônimo Rodrigues mantém diálogo direto com gestores municipais. Ele destacou a união de esforços para garantir apoio imediato às famílias e acelerar a recuperação das áreas atingidas.

Desde o alerta IDAP para 344 cidades, a Defesa Civil monitora o estado em tempo real. As equipes acompanham índices de chuva, áreas de risco e registros de danos.

Registros de alagamentos

Diversos municípios tiveram alagamentos e enxurradas. Entre eles estão Mairi, Amargosa, Uibaí, Ruy Barbosa, Irecê, Gandu, Barra do Mendes, Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, Nordestina e Cansanção.

Em Araci, 895 pessoas ficaram desalojadas. A cidade terá apoio humanitário estadual neste sábado (22). Em Wagner, choveu 240 mm em seis horas, causando alagamentos e desabrigando famílias. Em Macaúbas, sete moradores deixaram suas casas após forte precipitação.

Rodelas registrou danos em estradas rurais. Em Sítio do Mato, a Praça da Feira ficou alagada. Em Cícero Dantas, foi identificado risco de desabamento. Mutuípe também teve agravamento de alagamentos. Lauro de Freitas recebeu equipes de Bombeiros e Defesa Civil após chuvas intensas.

A água cobriu a pista da BA-575, entre Santana e Porto Novo, nesta sexta-feira (21). O tráfego está interrompido. A Seinfra aguarda a redução do nível da água para inspeção e reparos.

Equipes estaduais seguem em contato com gestões locais para verificar danos também em Caetité, Coronel João Sá, Serrinha, Ubaíra, Canarana, Miguel Calmon, Monte Santo, Capim Grosso, Palma de Monte Alto, Taperoá, Campo Formoso, Central e Paulo Afonso.

Alertas pelo WhatsApp

O Governo do Estado iniciou o envio de alertas de chuva pelo WhatsApp nesta sexta-feira (21). A ação amplia a prevenção e informa moradores de áreas afetadas. O primeiro disparo alcançou cerca de 3 milhões de pessoas.

Para receber os avisos, basta manter cadastro atualizado no ba.gov.br ou no app SAC Digital. O envio é feito exclusivamente pelo número (71) 4020-5353.

Confira as últimas notícias

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.