Nova ligação viária reduz tempo de deslocamento entre Vila Laura, Rótula do Abacaxi e Av. Bonocô

O trajeto antigo tem cerca de 5 km, mas agora, com o acesso direto, a distância ficou reduzida, promovendo mais qualidade de vida para a população.

Salvador
Nova ligação viária reduz tempo de deslocamento entre Vila Laura, Rótula do Abacaxi e Av. Bonocô

Fotos: Betto Jr./ Secom
Reportagem: Thiago Souza e Rodrigo Aguiar

Uma nova ligação viária construída pela Prefeitura de Salvador foi entregue para ampliar a mobilidade de veículos e pedestres entre as ruas Armando Tavares, na Vila Laura, e Luís Negreiro, em Santa Tereza, nas proximidades da Rótula do Abacaxi. A obra foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (8) e vai trazer mais mobilidade para quem mora nessas localidades, reduzindo o tempo de deslocamento do trânsito.

O chefe do Executivo municipal apontou que esta obra era uma reivindicação antiga da população local e é mais uma das intervenções promovidas para melhorar o tráfego nos bairros. “Nos últimos anos, a gente investiu muito na abertura de novas vias nos bairros. São obras que melhoram a vida das pessoas, porque fazem com que elas percam menos tempo se deslocando. Essa obra daqui era uma demanda histórica da região”, disse o prefeito.

“Como eu disse a vocês, o trabalho não ia parar e a gente ia seguir investindo, fazendo entregas e realizando grandes obras. E está aí mais um grande presente para a nossa cidade”, acrescentou Bruno Reis.

Com investimento de mais de R$7,2 milhões, a ligação viária Deputado Cristóvão Ferreira possui mão-dupla, sendo uma faixa em cada sentido. A intervenção foi executada pela Superintendência Obras Públicas (Sucop) e envolveu pavimentação, passeios, iluminação em LED, sistema de drenagem, contenção em gabião e revestimento do canal.

A ligação foi uma das solicitações mais votadas pelos moradores que vivem na região, por meio do programa Ouvindo o Nosso Bairro, com 1,6 mil votos. “Era um compromisso nosso. Inclusive, não era uma obra fácil de fazer. Era mais complexa. Tivemos que desapropriar a área, urbanizar parte do canal e o entorno”, explicou o prefeito.

Na prática, a solução viária, por exemplo, vai otimizar o tempo de tráfego dos motoristas que saem do Conjunto Laura Catarino. Estes, precisavam se deslocar por Luís Anselmo e ruas do bairro para chegar até a Rótula do Abacaxi ou à Avenida Bonocô. O trajeto antigo tem cerca de 5 km, mas agora, com o acesso direto, a distância ficou reduzida, promovendo mais qualidade de vida para a população.

O prefeito ressaltou que a ligação Deputado Cristóvão Ferreira se soma a outras intervenções viárias em andamento no entorno. “Está sendo construída uma alça do viaduto de quem vem da Barros Reis para acessar a Bonocô. Do outro lado, tem um mergulhão com viaduto para quem vem da Silveira Martins para o Acesso Norte”, exemplificou.

A ligação Deputado Cristóvão Ferreira integra mais um investimento do município para dar mais fluidez ao deslocamento dos soteropolitanos. Desde 2021, cerca de 38 km de novas vias foram inauguradas.

O secretário municipal de Infraestrutura, Francisco Torreão, reiterou que a obra não é apenas uma intervenção de mobilidade, contando inclusive com o plantio de mudas de árvores, plantas ornamentais e gramado. “É uma obra complexa de infraestrutura. Com foco em mobilidade, mas traz mais do que isso. Traz segurança para os moradores com a iluminação, uma área de lazer, jardins. Sessenta árvores foram plantadas aqui. O canal foi todo recuperado. Vai trazer mais qualidade de vida à população”, apontou o titular da Seinfra.

Moradora da região há 25 anos, a dona de casa Maria José Bernardo, 50 anos, afirmou que a nova via também beneficia muito os pedestres, por oferecer mais segurança. “Antes, a gente subia uma escadaria perigosa, porque é deserta, tem matagal. Com essa pista, eu já comecei a ir ao supermercado andando, a fazer minha caminhada. Ou seja, foi maravilhoso. Não teve uma obra tão boa como essa aqui em 25 anos”, disse.

Homenagem – Nascido em Salvador, Cristóvão Ferreira (1927-1998) formou-se em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1953. Foi vendedor ambulante e feirante, além de dirigir uma fábrica de vinagre e ser proprietário de empresa de transporte.

Ferreira entrou na atividade política através do patrocínio ao esporte amador e, principalmente, desenvolvendo atividades de distribuição de alimentos e serviços funerários gratuitos para a população mais carente do Subúrbio. Ele elegeu-se deputado estadual em 1963, dando início a uma carreira política que totalizou sete mandatos.

Filho do homenageado, o ex-vereador Cristóvão Ferreira Filho agradeceu em discurso. “Parabéns à cidade de Salvador, obrigado pela memória do meu pai”, disse.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.