Nova regra do Pix agiliza devoluções

MED rastreia valores e facilita recuperação de transferências fraudulentas

Notícias
Nova regra do Pix agiliza devoluções
Foto: Agência Brasil

A nova regra do Pix já está em vigor. Ela facilita a devolução de transferências indevidas e torna mais difícil a ação de golpistas. O Mecanismo Especial de Devolução (MED) agora rastreia o dinheiro mesmo quando há várias transferências para ocultar a origem. Assim, o processo fica mais seguro.

Por enquanto, o uso do MED é opcional para bancos e instituições de pagamento. No entanto, a partir de 2 de fevereiro de 2026, o serviço será obrigatório para todos.

Como funcionava antes

A devolução era feita apenas pela conta usada na fraude. Golpistas sacavam rápido o valor ou transferiam para outras contas. Por isso, quando o cliente reclamava, a conta já estava vazia. Assim, a recuperação era quase impossível.

Como funciona agora

Com a regra atual, a devolução pode ocorrer a partir de outras contas envolvidas na movimentação. O BC informa que as instituições compartilharão dados entre si. Isso permite devolver o dinheiro em até 11 dias após a contestação. A mudança melhora o rastreamento e aumenta as chances de recuperar os valores.

O que é o MED

Criado em 2021, o MED só vale para casos comprovados de fraude ou erros operacionais das instituições. Ele não pode ser usado para disputas comerciais. Também não vale para envios errados causados pelo próprio usuário, como digitação incorreta de uma chave.

Fonte: Agência Brasil

Confira as últimas notícias

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.