Operação Freedom prende 38 suspeitos e desarticula grupo criminoso na Bahia

Ação integrada da Polícia Civil e forças de segurança apreende armas, drogas, granada e materiais hospitalares usados por facção.

Bahia
Operação Freedom prende 38 suspeitos e desarticula grupo criminoso na Bahia
Foto: Divulgação SSPBA

A Polícia Civil da Bahia prendeu 38 pessoas durante a Operação Freedom, deflagrada nesta terça-feira (4), para desarticular o núcleo armado e financeiro de uma organização criminosa com origem no Rio de Janeiro. A ação ocorreu de forma simultânea na Bahia e no Ceará.

Em Salvador, 35 suspeitos foram capturados nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca. Outros três foram presos em Aratuípe (BA) e Eusébio (CE) — dois deles apontados como lideranças do grupo.

Durante a operação, um dos investigados reagiu à abordagem no bairro do Uruguai e foi baleado. Ele foi levado ao Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos.


Prisões e apreensões

Além das prisões, as equipes cumpriram 46 mandados de busca e apreensão e bloquearam 51 contas bancárias ligadas à quadrilha.
Foram apreendidas pistolas, carabinas, uma granada, além de drogas como maconha, cocaína, crack e sintéticos.
Os agentes recolheram ainda 39 celulares, máquinas de cartão, dinheiro, documentos e balanças de precisão.

Entre os materiais localizados, chamou atenção um estoque de insumos hospitalares, como pinças, bisturis, gazes, suturas e medicamentos, encontrados com um técnico de enfermagem que prestava atendimento clandestino a criminosos feridos.


Ação integrada

A operação mobilizou mais de 400 agentes de diferentes forças. Participaram equipes do DHPP, Draco, Denarc, Deic, Dip, Depom, Depin, DPMCV, Core e Polinter.

O trabalho contou com o apoio da Polícia Militar, com efetivos do Bope, BPChoque, BPatamo, Batalhão Gêmeos, Apolo, TOR, Águia, Cipe/Polo e Rondesp Central, Atlântico e BTS.
Também participaram a Superintendência de Inteligência da SSP-BA, o DPT, a FICCO-BA e o Denarc da Polícia Civil do Ceará.


A Operação Freedom busca enfraquecer o crime organizado, interromper o fluxo de recursos ilícitos e contribuir para elucidar cerca de 30 homicídios na capital baiana.

Confira as últimas notícias

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Favicon Só na Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.